A epigenética é uma variável da qual não podemos prescindir se procuramos tratamentos antiaging realmente adequados a cada utilizador.


Cada pessoa tem uma pele distinta, com características próprias quanto a pigmentação, textura, elasticidade, etc. Mas, além disso, a realidade que nos rodeia influencia em grande medida a saúde e aparência da nossa pele e condiciona o processo de envelhecimento natural. Trata-se da epigenética.

Neste artigo, falamos-lhe desta área de investigação biomédica que tem um impacto tão decisivo na aparência da nossa pele e explicamos-lhe a sua influência no envelhecimento cutâneo. Além disso, apresentamos-lhe os tratamentos e soluções da mesoestetic® desenvolvidos graças aos últimos avanços e inovações neste promissor campo de investigação.

Compreender o que é a epigenética

O envelhecimento da pele está relacionado com dois grandes grupos de fatores. Por um lado, temos os fatores intrínsecos, ou seja, a nossa predisposição genética para seguir um determinado "caminho de envelhecimento" na deterioração dos tecidos, das estruturas e das moléculas da nossa pele.

Por outro lado, temos toda uma série de fatores externos, que são conhecidos no seu conjunto como exposoma. Estes fatores influenciam significativamente os patrões de envelhecimento da nossa pele. Entre eles, estão a exposição solar, a exposição a agentes agressivos, a alimentação, o sedentarismo, a poluição ou o tabagismo. Chamamos-lhes "fatores epigenéticos".

Qual é a importância da epigenética no envelhecimento cutâneo?

A epigenética é entendida como o conjunto de fatores externos que modificam a atividade do ADN sem modificar a sua sequência. Como metáfora musical, poderíamos dizer que a genética é a partitura e a epigenética a interpretação da mesma : a base é a partitura, mas o resultado final será determinado em grande parte pela interpretação da mesma.

Assim, o nosso estilo de vida tem um grande peso na ativação dessas mudanças epigenéticas que, por sua vez, podem ativar ou desativar determinadas partes do nosso código genético. Compreendê-lo é essencial para ser capaz de sincronizar os processos naturais de proteção e reparação da nossa pele e poder assim prevenir ou reverter o envelhecimento cutâneo.

Soluções antiaging à medida

Após vários anos de investigação em epigenética, a mesoestetic® desenvolveu age element®, uma gama de soluções com eficácia epigenética patenteada que combina um tratamento em cabine e uma gama de produtos domiciliários.

A gama promove os mecanismos de regeneração celular, potenciando a produção de proteínas essenciais e a longevidade celular, ativando o "interruptor de luz" que proporciona à pele as funções e elementos que se vão perdendo com a idade e o potencial de beleza em cada fase da vida.

Um tratamento integral, inovador e eficaz, concebido cuidadosamente para combater o envelhecimento cutâneo de origem e corrigir os seus efeitos visíveis , adaptando-se de forma personalizada às características de cada pessoa e a cada momento da vida em cinco fases que se desenvolvem em cinco semanas (com cinco sessões em cabine e um acompanhamento domiciliário):

  • Diagnóstico: análise de variáveis e definição de protocolo personalizado.
  • Preparação: desmaquilhagem e limpeza da pele.
  • Estimulação: potenciação da regeneração e penetração de ativos.
  • Ativação: fornecimento de ativos em função de cada caso.
  • Potenciação: fornecimento complementar personalizado.

Dependendo do sinal de envelhecimento que queremos tratar, podemos criar uma rotina à medida, combinando os produtos de cada uma das seguintes gamas de produtos específica:

Antiaging brightening solutions

Quando a sua preocupação principal é a perda de luminosidade da sua pele, que apresenta um tom irregular ou as primeiras linhas de expressão, a vitamina C estabilizada e o ácido hialurónico são os seus principais aliados.

Descubra a gama ANTIAGING BRIGHTENING SOLUTIONS da age element®

Antiaging firming solutions

Se o problema está numa perda de firmeza e falta de definição da silhueta facial, estamos perante um problema de flacidez. Nestes casos, os péptidos e os fitoativos tensores ajudam-nos a ganhar elasticidade.

Descubra a gama ANTIAGING FIRMING SOLUTIONS da age element®

Antiaging anti-wrinkle solutions

O aparecimento de rugas e o aprofundamento das linhas de expressão denotam uma pele fina e frágil, além de uma perda de volume facial. O retinol vegetal retexturiza a derme e os biopéptidos protegem e regeneram.

Descubra a gama ANTIAGING ANTI-WRINKLE SOLUTIONS da age element®

Cuida da saúde da sua pele

Descubra onde se encontra o centro mais próximo onde pode realizar o tratamento antiaging age element® e adquirir os nossos produtos de cuidado dermatológico e estético.

Recomendamos que consulte sempre um profissional de saúde para analisar o seu caso em particular.